Acessibilidade

Recursos de Acessibilidade Web

Acessibilidade no Diário do CIMPAJEÚ

As páginas do Portal do Diário do CIMPAJEÚ foram projetadas para serem acessíveis e facilmente utilizáveis. Se você tiver sugestões ou encontrar problemas, por favor, entre em contato pelo canal Fale Conosco e ajude-nos a melhorar a sua experiência. As instruções a seguir podem facilitar a sua navegação.

Teclas de Atalho

Utilize as teclas de atalho para ir diretamente a alguns pontos do Portal. Os atalhos são acionados pela combinação de duas ou mais teclas.

As teclas de atalho dependem do sistema operacional (Microsoft Windows, Mac OS, Linux, DOS etc.) e do navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari etc.) que você usa. Procure manter-se atualizado quanto à configuração do seu computador, caso as recomendações feitas nesta página não funcionem. As configurações mais comuns são:

  • a tecla ALT para os navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Safari em um computador Microsoft Windows
  • as teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox em um computador Microsoft Windows ou Linux
  • a tecla COMMAND para o sistema operacional Mac OS

Mantendo essas teclas pressionadas, digite também um dos seguintes números para ir direto ao ponto (não utilize o teclado numérico, geralmente à direita do seu teclado):

  • tecla 1 – Página inicial do Portal
  • tecla 2 – Conteúdo principal da página corrente
  • tecla 3 – Mapa das principais sessões do Portal
  • tecla 4 – Campo de busca geral do Portal
  • tecla 6 – Navegação da sessão corrente do Portal, se houver
  • tecla 9 – Informações de contato, por meio do canal Fale Conosco
  • tecla 0 – Esta página de instruções

 

Tamanho do texto

Na parte superior central de cada página do Portal, há dois ícones que, ao serem acionados, permitem mostrar o texto em tamanho aumentado (ícone “+A”) ou retornar ao tamanho original (ícone “A”).

Entretanto, nos navegadores mais modernos, geralmente existe uma ferramenta de zoom (ampliação ou redução), que é um método mais eficaz, rápido e agradável de obter textos e imagens no tamanho desejado.

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla – (menos) para diminuir
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para usar o zoom no Mac OS:

  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla – (menos) para diminuir
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

 

Ferramentas úteis nos navegadores

Alguns navegadores oferecem ferramentas acessórias (chamadas de extensões ou complementos) para potencializar seu uso. Muitas delas visam a aprimorar a acessibilidade. Aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser obtidas para melhorar a sua experiência, com detalhes de onde obtê-las e como instalá-las. As instruções para configuração de algumas dessas ferramentas estão em inglês.

Usando o Google Chrome:

  • Para efeito de aumento e diminuição do texto, entre na página da ferramenta Zoom e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone da ferramenta Zoom aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Para fazer a configuração desejada, clique no ícone do menu do Google Chrome, localizado no canto superior direito da tela, entre em Ferramentas, Extensões, Zoom e Opções.
  • Para efeito de alto contraste, entre na página da ferramenta High Contrast e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone da ferramenta High Contrast aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Clique nesse ícone para fazer a configuração desejada.
  • Para transformar em áudio um texto selecionado, entre na página da ferramenta SpeakIt e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone da ferramenta SpeakIt (um alto-falante) aparecerá na barra de ferramentas do navegador, e uma janela de configurações irá se abrir para que você faça os ajustes desejados.
  • Para usar um teclado virtual, entre na página das Ferramentas de Entrada do Google e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone das Ferramentas de Entrada do Google aparecerá na barra de ferramentas do navegador e um menu estará disponível para que você faça os ajustes de configuração desejados em “Opções de extensão”.
  • Para navegar por gestos do mouse, entre na página da ferramenta CrxMouse e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. Uma tela de configurações irá se abrir para que você faça os ajustes desejados.
  • Para escrever e editar textos por reconhecimento de voz, entre na página da ferramenta Dictanote e clique nos botões “USAR NO CHROME” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone da ferramenta Dictanote aparecerá na página de Aplicativos (Apps) do Google. Para fazer a configuração desejada, clique no ícone do Dictanote, entre no aplicativo, clique no ícone Settings, selecione Language Settings e Português do Brasil. Para que o aplicativo funcione, é necessário que seu computador tenha um microfone embutido ou que você o conecte a um microfone. Para ditar, é só clicar no ícone do microfone do Dictanote. O texto irá aparecendo à medida em que você for falando.

Usando o Mozilla Firefox:

  • Para efeito de aumento e diminuição do texto, entre na página da ferramenta Zoom Page, clique nos botões “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. O ícone da ferramenta Zoom Page aparecerá na barra de ferramentas do navegador.
  • Para modificar as cores usadas nas páginas, inclusive para efeito de alto contraste, entre na página da ferramenta Colorific e clique nos botões “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. O ícone da ferramenta Colorific aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Clique nesse ícone para fazer a configuração desejada.
  • Para usar um teclado virtual, entre na página da ferramenta FxKeyboard e clique nos botões “Ir para download”, “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. O teclado virtual será mostrado ao abrir uma nova aba.
  • Para navegar por gestos do mouse, entre na página da ferramenta FireGestures e clique nos botões “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. Para fazer a configuração desejada, entre no menu do navegador e selecione Ferramentas, Complementos, FireGestures e Opções.

Diário Oficial do CIMPAJEÚ - 2019, Todos os direitos reservados.

Alterar Tamanho